segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Background II

Para aprofundar um pouco mais o background de seu personagem tente responder ao menos algumas perguntas a respeito deles:

Quais escolas ou universidades seu personagem frequentou? Quais cursos ou aulas eletivas ele atendeu? Ele estudou com algum tutor de renome?

Seu personagem possui três amigos pessoais que podem ser usados como contatos. Escolha uma área em que cada um desses colegas é influente: governo, finanças, artes, cortes de justiça, igreja, sociedade, medicina, militar, mídia, academia etc... Esses amigos podem ser úteis durante investigações, seja cuidadoso ao escolher cada um deles.

Seu personagem teve experiência militar? Ele serviu em algum conflito? Em que posição? Ele foi ferido? Recebeu alguma menção honrosa?

Quem são os membros de sua família? Tente escrever e definir brevemente quem são os membros mais próximos de sua família, vivos ou mortos. Comece com seu pai e mãe, irmãos e irmãs, avós ou parentes distantes dignos de nota. Seu personagem é casado, viúvo ou separado? Tem filhos?

Seu personagem faz parte de algum grupo social como um clube ou sociedade? A Inglaterra possui diversas instituições sociais devotadas às mais variadas atividades sociais desde filantropia, até estudos acadêmicos, passando por grupos sociais que recebem damas e cavalheiros.

Qual a sua origem? Onde seu personagem nasceu e onde cresceu? Como é sua cidade natal? De onde vem a sua família? Há indivíduos importantes com seu sobrenome?

Qual a religião de seu personagem? Seu personagem é religioso?

Quais os lugares que seu personagem conhece? Ele já esteve em outros países seja a negócios ou prazer? Ele conheceu outras culturas? Esteve em contato com estrangeiros?

Como é seu personagem fisicamente? Determine as características físicas de seu personagem. O ideal é se basear em alguma personalidade, um ator ou atriz conhecida para que se tenha uma imagem perfeita de seu investigador.

Determine aspectos da personalidade de seu personagem. Ele é quieto, agitado, elegante, seguro, cavalheiro, intelectual, gentil, cortês, impulsivo, impetuoso, arrogante, humilde? Escolha de três a cinco características da personalidade de seu personagem.

Backgrounds mais trabalhados receberão alguns benefícios antes do início do jogo. Além disso personagens com um histórico mais completo sem dúvida terão destaque no decorrer da campanha.

Background

Algumas informações a respeito da campanha Tatters of the King:
Personagens: Tatters é uma campanha longa e com diversos perigos. É possível que no decorrer da campanha alguns personagens sejam eliminados. Para facilitar a inclusão de novos personagens cada jogador criará três investigadores. Isso não significa que o jogador será obrigado a usar os três personagens ao mesmo tempo, mas em determinados momentos ele terá de escolher qual deles desempenhará determinada função. Enquanto um deles está agindo, os outros estarão fazendo pesquisas, investigações menores ou envolvidos em seus próprios afazeres.
Um dos personagens obrigatoriamente deve ter uma ligação com o mundo das artes. Um pintor, poeta, ator, músico, escritor, escultor etc... este personagem será muito ativo na primeira metade da campanha. Alternativamente, o personagem não precisa necessariamente ser um artista, mas alguém envolvido com atividades artísticas direta ou indiretamente. Um agente de talentos, um crítico conceituado, um diretor, um editor.
O segundo personagem deve ser alguém ligado a esse primeiro. Um colega, parente, assistente, amigo íntimo, empregado de confiança ou algo do gênero. Tenha em mente que essa pessoa é alguém em quem seu personagem confia.
O terceiro personagem deve ser um amigo de confiança de um dos outros dois personagens. O tipo de pessoa que se arriscaria por ela e que não se importaria de ir até as últimas consequências para ajudar ou apoiar o personagem. este será mais importante na etapa final da campanha quando a ação é movida para a India.

Ocupações: Todas as ocupações do livro básico estão disponíveis. Tenham em mente apenas o fato de que os personagens vivem ou tem negócios na Inglaterra.

Nota: É interessante que ao menos um personagem do grupo seja um praticante da atividade médico psiquiátrica.


Nacionalidade: Ingleses são a nacionalidade base. Nada impede que os personagens tenham outras nacionalidades, mas dêem preferências a súditos do Império ou seus aliados.

Recursos: Considerem que seus personagens são parte ao menos da classe média de Londres. Eles possuem recursos financeiros estáveis na forma de imóveis, negócios, ações, jóias ou contas bancárias e estão acima da maioria da população economicamente ativa. Depois vamos definir onde o personagem mora e quais as suas fontes de renda.
Experiência com o ocultismo: Não é necessário que os personagens tenham conhecimento oculto, mas é interessante que ao menos um deles tenha a mente aberta e curiosidade sobre o tema.

domingo, 24 de agosto de 2008

Criação de Personagens


Olá para todos, a seguir algumas diretrizes para a criação de personagens para a campanha "Tatters of the King".

A idéia central da campanha é que os jogadores criem personagens dos quais gostem e com os quais tenham prazer em jogar. A fim de facilitar as coisas, pretendo permitir que os jogadores customizem as suas fichas de forma a dar aos personagens o formato desejado.

Como experiência, vou utilizar um sistema de regras inspirado no Basic Roleplaying (BRP) da Chaosium a fim de estabelecer os atributos básicos.

De acordo com esse sistema, os personagens tem a sua disposição 40 pontos que podem ser alocados nos 10 atributos básicos. Cada atributo já se inicia com valor estabelecido em 10.
  • Para aumentar os atributos Strength (STR), Constitution (CON), Dexterity (DEX), Appearance (APP) o custo é de um ponto para aumentar em um o valor básico.

  • Os atributos Size (SIZ), Inteligence (INT), Power (POW) e Education (EDU) custam dois pontos para que um seja aumentado.
Personagens com 40 anos ou mais, recebem para cada fração de 10 anos um ponto de EDU. Maturidade, entretanto, tem um custo: a cada ponto recebido em EDU subtraia um de algum dos atributos físicos (STR, CON, DEX, APP) à sua escolha.

As Skills funcionam da seguinte maneira:

  • Para as Habilidades Ocupacionais, multiplique a EDU x20
  • Para as Habilidades Gerais multiplique a INT x10.
Habilidades em Idiomas (Other Language) tem um custo reduzido. Cada ponto alocado é multiplicado por 2. (Ex: 10 pontos gastos em alemão, fornecem 20% no idioma).
As habilidades dos personagens durante a fase de criação não devem ultrapassar 75%.

Tatters of the King


Tatters of the King é uma campanha para Call of Cthulhu. Nela, os investigadores são lançados em uma perigosa investigação a respeito das atividades de um bizarro culto que proclama a chegada de uma nova era.

As desconcertantes descobertas e revelações, levarão os personagens a uma jornada de terror que se inicia em Londres e que segue para o Norte das ilhas britânicas, para a Itália e finalmente até as profundezas da India.
Terror, misticismo, ocultismo e a ameaça dos improunciáveis Mitos de Cthulhu os aguardam.
Originalmente escrita por TIM Wiseman