quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

The Crowley Conection

Londres, 29 de Novembro de 1928

Os investigadores buscam informações a respeito do paradeiro de Alexander Roby em vão. O poeta parece ter desaparecido no ar.

Ainda no hospital, Howard encontra uma nota de rodapé na Occult magazine:
LAWRENCE BACON
(1866-1928)
Lawrence Bacon, residente de Islington, Norte de Londres, faleceu poucos dias atrás. O Sr. Bacon era um negociante de antiguidades, sobretudo livros raros, especializado em ocultismo, filosofia, teologia e temas semelhantes. Alguns leitores podem se recordar de sua loja situada na Liverpool Road ou a respeito da maneira incomum dele conduzir seus negócios.

O Sr Bacon era um velho conhecido, de fato pertencemos ao mesmo clube em Londres. Um senhor distinto, com vasto conhecimento e intrigante comportamento. Sua morte foi repentina e ainda não explicada.

“Perdurabo”

O escritor imediatamente se recorda da pessoa que assina a nota: "Perdurabo" é o nome adotado por ninguém menos que seu desafeto, o ocultista Aleister Crowley. Ao que tudo indica, Crowley teria conhecido Lawrence Bacon. O autor envia um telegrama a Crowley e marca um encontro no Restaurante Constantines, na Strand.

Londres, 30 de Novembro de 1928

Howard se encontra com Crowley no restaurante e o controverso ocultista se mostra mais acessível embora não menos sardônico. Ele chama Bacon de "dono de loja" e diz que ambos fizeram parte da Sociedade Hermética conhecida como Golden Dawn.

Howard consegue obter boas informações a respeito da Irmandade do Símbolo Amarelo e seus membros. Crowley afirma ter sido convidado a fazer parte dessa sociedade, mas não se interessou na ocasião por estar ocupado com a fundação de sua própria sociedade teosófica, a Telema. Ele afirma que Montague Edwards, era um amigo pessoal de Bacon, os dois praticavam vários rituais juntos. Edwards era um promissor membro da Dawn, mas havia rumores que ele praticava bruxaria e magia negra. Segundo Crowley, Edwards possui uma casa de campo em uma propriedade próxima a sua na Escócia, mais especificamente às margens de Loch Ness. O local é conhecido como Loch Mullardoch e pertence a Edwards que detém o título de Lord.

Crowley também sabe a respeito do professor Malcolm Quarrie. Este teria se aproximado dele em Milão no ano passado e feito o convite para ele ingressar na filial italiana da ordem, "Il Fratelli del Signo Giallo". Crowley não pôde ir à reunião pois estava com viagem marcada para a Sicília de modo que não chegou a encontrar Qaurrie pessoalmente.

Satisfeito com as informações obtidas, Howard se despede de Crowley e procura os demais investigadores.

Tudo indica que Edwards e Roby estão na Escócia, em Loch Mullardoch.

Herefordshire

28 de Novembro 1928

Logo pela manhã, os investigadores encontram uma tenebrosa manchete no jornal:

NOITE DE TERROR EM HEREFORDSHIRE

INCÊNDIO CONSOME MANICÔMIO
Oito vidas perdidas para as chamas

Em uma terrível e chocante tragédia, oito pessoas perderam as suas vidas e outras tantas ficaram feridas, quando o renomado Asilo St. Agnes em Herefordshire se incendiou na noite de ontem. A tragédia aconteceu durante a madrugada e aparentemente se iniciou na caldeira do antigo prédio espalhando-se com enorme rapidez para o pavimento superior. O St. Agnes é um dos mais conceituados asilos para mentalmente perturbados da Inglaterra, uma instituição respeitada e devotada à tarefa de promover a cura de indivíduos afligidos por problemas dessa natureza. O diretor da Instituição, Dr. Charles Highsmith, figura ilustre na comunidade médica britânica, ficou levemente ferido durante o incêndio.

Havia 18 internos no St. Agnes, na ocasião do incêndio, o staff de 12 funcionários também estava no prédio. O alerta de incêndio foi dado a uma da manhã e os funcionários correram para acudir os pacientes. Houve pânico e correria. Segundo relatos, alguns internos estavam trancados em seus quartos e ficaram impedidos de escapar. O corpo de bombeiro de Heresfordshire foi chamado às pressas, mas quando finalmente os carros de água chegaram as chamas já consumiam boa parte da estrutura.

De acordo com informações concedidas pelo Dr. Highsmith, entre os mortos estão cinco pacientes e três funcionários do asilo. O nome das vítimas está sendo mantido em sigilo até que as famílias sejam devidamente informadas. Considerando a proporção do incêndio e os danos causados, as perdas humanas poderiam ter sido muito maiores. Os feridos contabilizam 14 indivíduos, a maioria com intoxicação por fumaça e queimaduras leves. Todos foram removidos para hospitais da região onde estão recebendo tratamento adequado. A maior parte dos arquivos de pacientes foi destruída pelo incêndio que devastou a ala norte do prédio produzindo danos significativos à propriedade.

O Chefe da Brigada de Incêndios, disse que estará em contato com a polícia para averiguar a possibilidade de o fogo ter sido provocado intencionalmente. Segundo ele, ainda é cedo para fazer qualquer especulação nesse sentido. Os internos não tinham autorização para descer à sala da caldeira, que ficava sempre trancada quando em funcionamento. O mais provável relatou uma fonte extra-oficial é que o fogo tenha se iniciado com uma fagulha e se espalhado para o depósito de lenha.

Matéria do Daily News.

Imediatamente, os investigadores buscam notícias sobre Alexander Roby. Incapazes de encontrar qualquer notícia, Noah, Pietro, Sterne, Lydia e Patrick resolvem ir até Herefordshire para saber o que aconteceu.

O cenário no que restou do St Agnes é desolador. O prédio foi quase inteiramente consumido pelas chamas e parte da estrutura ameaça desabar. Alguns bombeiros dizem que o Dr. Highsmith está no centro médico de Hereford, assim como a maioria dos internos feridos ou intoxicados pela fumaça.

No centro eles encontram o Dr. Highsmith e ficam sabendo que Roby está entre os desaparecidos e que provavelmente não conseguiu sobreviver, pois estava trancado em seu quarto durante o incêndio. O diretor não imagina como o fogo pode ter se iniciado, o Sanatório era totalmente seguro. Ele também não acredita que o fogo possa ter sido causado por algum interno.

O Dr. Sterne se oferece para ajudar no tratamento das vítimas e acaba encontrando o Sr. Lucius Halliwell, o interno que ocupava o quarto em frente ao de Roby. Sterne consegue convencê-lo a contar o que viu na noite do incêndio. Segundo Halliwell, Roby não morreu trancado em seu quarto, ele foi retirado pouco antes pelo enfermeiro Evans.

Evans teria dito que "Edwards e os outros o estavam esperando no Norte" e que "o momento havia chegado". O nome de Evans está entre os desaparecidos durante a trágédia.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Três dias

24 de Novembro 1928

Os investigadores se reúnem no London Hotel para trocar informações sobre o que cada grupo descobriu no dia anterior. Chocados, eles descobrem que as atividades da Irmandade do Símbolo Amarelo são verdadeiras e não fruto da loucura de seus líderes.

Hioward é levado ao hospital para receber tratamento pelos seus ferimentos causados por um byakhee em Clare Melford.
Noah dá início a leitura do Revelações de Carcosa, enquanto Patrick O´Malley consulta o King in Yellow.
25 de Novembro de 1928
O Dr. Sterne recebe uma segunda carta escrita por seu misterioso correspondente:
Caro amigo,

Eu devo lhe agradecer por ter confrontado Bacon. Imagino que deve ter sido difícil levar à cabo essa tarefa, mas saiba que foi o mais correto a ser feito. Bacon afinal, era um homem terrível. Mais do que nunca, agora sei que posso confiar no senhor e em seus companheiros como pessoas realmente comprometidas em uma causa comum: Deter os Irmãos do Símbolo Amarelo.

O senhor sabe agora do que eles são capazes. Bacon era um membro importante, mas nem de longe o mais perigoso dentre eles. Edwards o tinha em alta conta e agora, deve ter de repensar a sua estratégia.

Edwards está no córner, por assim dizer, e isso pode levá-lo a atitudes drásticas. Ele investiu muito nesses planos e não é o tipo de pessoa que se afasta de seus objetivos.

Eu vou deixar Londres por um tempo e estarei impedido de falar com o senhor. Devo retornar para minha cidade natal e confabular com Atkinson e Hillary. Devemos estar prontos para qualquer eventualidade, sobretudo caso Edwards faça algo temeroso como invocar uma vez mais aquele a quem seguem...

Devemos estar prontos e confiar nos Deuses Britânicos, pois eles não nos abandonarão.

Quando possível, entrarei em contato para que possamos nos encontrar pessoalmente.

Seu criado,
Wilfred Grey
No mesmo dia, os investigadores experimentam uma forte hostilidade por parte de seus oponentes. Noah recebe uma ameaça de Luman e por pouco não embarca em um taxi dirigido pelo misterioso assassino do Dr. Trollope. Alan é vítima de um tipo de brincadeira de mau gosto quando centenas de borboletas amarelas aparecem durante um ensaio no Teatro. O estúdio na casa de Howard e parte de sua biblioteca são destruídos. William Murdoch é atacado em sua própria casa e por pouco consegue escapar de um vulto alado que tenta capturá-lo.
Temerosos da situação, os investigadores se agrupam no ambiente mais seguro do Hotel Plaza em Londres.
26 de Novembro de 1928
O Dr. Sterne tenta entrar em contato com o Dr. Charles Highsmith no Asilo st. Agnes para que possam conversar novamente com Alexander Roby. O médico explica que Roby está isolado em seu quarto e que dado seu estado de agitação não pode receber visitas. Ele agradece a preocupação do colega.

A polícia continua investigando o desaparecimento de Bacon. Os jornais publicam que duas propriedades do antiquário foram alvo de vandalismo. Sua casa em islington foi invadida e a casa no SoHo incendiada.