domingo, 1 de março de 2009

Aliados em lugares estranhos

O grupo dá início a sua exploração da cidadela percebendo que ela corresponde exatamente à descrição nos livros King in Yellow e Revelations of Carcosa. Howard menciona a similaridade da arquitetura da cidadela e da cenografia da peça assistida em Londres.

Deixando o ancoradouro, eles chegam até uma praça. Lá se deparam com habitantes de Carcosa. São pessoas que brincam e dançam ao som de instrumentos musicais, todos vestidos com máscaras e capas de seda colorida, semelhantes às usadas na celebração do carnaval de Veneza.

As pessoas ignoram os investigadores tratando-os como outros habitantes e dedicando-se exclusivamente às brincadeiras. Inquiridos a respeito das razões para a celebração um deles afirma que a Rainha Cassilda está prestes a se casar com um Monarca vindo de terras distantes. Eles celebram o anúncio das bodas reais. Um homem conta que o casamento terá lugar no palácio e que quando o momento chegar, os sinos da cidade irão convocar todos para a festividade, todos estão felizes e curiosos para conhecer seu novo governante. O grupo percebe o sotaque escocês das pessoas, e embora todos digam que são moradores de Carcosa por toda vida, fica claro que eles devem ser habitantes da vila abandonada de Cannich. Nathaniel pergunta a respeito das máscaras e prontamente um dos indivíduos trás ornamentos semelhantes para o grupo vestir.

Os camponeses afirmam que ninguém tem permissão de ir até o palácio até a chegada do Rei. Eles indicam a direção do palácio, mas todos parecem muito enebriados para poder esclarecer outras perguntas. A festividade continua a medida que outras pessoas chegam à praça dançando, bebendo e rindo. A maioria parece estar em um tipo de estupor ou alucinação.


Os alegres habitantes de Ythill

Em meio à celebração, os investigadores percebem a presença de outras duas pessoas que como eles parecem deslocadas. Um senhor distinto vestindo terno e uma jovem com sobretudo. Arjuna se aproxima disfarçadamente e chama a dupla para perto. Embora desconfiados os dois aceitam conversar. Eles se apresentam como o Professor William McKenzie e Carolyn Saunders.

Os dois admitem ter sido membros da Irmandade do Símbolo Amarelo, uma sociedade dedicada ao estudo do ocultismo comandada por Montague Edwards. Ambos afirmam categoricamente que desconheciam o caráter nocivo da Irmandade e que quando foram confrontados com estranhas práticas optaram por abandonar a sociedade. Os dois, no entanto, continuaram intrigados com a Irmandade e passaram a investigar de perto suas atividades. Eles souberam a respeito dos estranhos rituais realizados em uma fazenda em Clare Melford e sobre a loucura que acometeu um amigo que permaneceu na Irmandade (e que terminou seus dias em um asilo para insanos). Graças a fortuna de Carolyn e aos contatos do professor, eles adquiriram um volume do King in Yellow. Os dois estiveram ainda na mal fadada estréia da peça de Talbot Estus - O Estranho e a Rainha - e após terem sido expostos ao Símbolo Amarelo passaram a sofrer os mesmos pesadelos. A investigação despertou a ira da Irmandade e do guarda costas de Edwards, um homem chamado Coombs que os ameaçou caso prosseguissem fazendo perguntas.

Finalmente a investigação os levou até a propriedade de Edwards em Loch Mulardoch onde se depararam com Carcosa. McKenzie afirma que eles estão na cidadela há pouco menos de um dia e que não conseguiram encontrar o caminho até o palácio, eles não sabem ao certo como, mas a cidade parece mudar constantemente, impossibilitando seguir um caminho confiável pelas suas ruas. Eles não encontraram ninguém além das pessoas em comemoração e deles não cnseguiram extrair nada. Cientes de que, permanecerem juntos é a melhor maneira de se manterem em segurança, os dois aceitam o convite de Howard para acompanhar o grupo.

Nenhum comentário: