segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Avant Première

.
Londres, 17 de Novembro de 1928

Alguns investigadores fazem parte de um seleto clube chamado "Sociedade de Prometeu", um grupo de damas e cavalheiros estusiastas das artes e comprometidos com a realização e divulgação de eventos culturais em Londres. O nome da sociedade remete a lenda grega de Prometeu, o mortal que roubou o fogo dos deuses e o trouxe à humanidade. Assim como ele, a sociedade se destina a buscar através da arte a chama do conhecimento e da civilização.

Dois membros da Sociedade, o ator William Murdoch e o músico Patrick O´Malley são conidados para participar de uma montagem teatral da Companhia dos Novos Atores. O grupo é comandado pelo controverso diretor americano Talbot Estus. Sua mais nova peça entitulada "A Rainha e o Estranho" terá sua noite de estréia no Scala Theater em Charlote Street. Murdoch fará um pequeno papel, enquanto O´Malley substitui o pianista originalmente escalado para trabalhar com a orquestra.

A peça, envolta em mistério, é anunciada como "uma fantasia gótica em dois atos", baseada em um texto original francês.

Murdoch convida seus amigos da Sociedade Prometheu, entre os quais o escritor Ralph Audrey Howard, o ilusionista Alan Morrison e o poeta Noah Linner para a apresentação. Ele também chama seu psicólogo e confidente o Dr. Lawrence Sterne. Patrick estende convite ao seu amigo, o diletante indiano Arjura Singh Prajarayaran. A colunista do Daily London, Lydia Barker, também recebe um convite enviado por Murdoch. Os convites também se aplicam a soirè no Hotel Bloominton que ocorrerá após a peça. Na noite de abertura, um bom público comparece ao Scalla. Os convidados da Sociedade Prometheu ocupam a primeira fila, bem próximo do palco.

Pontualmente às 21 horas, as cortinas se abrem após uma bizarra overture tocada pela orquestra. Uma estranha peça começa então a ser encenada.

A história é sobre o dilema de uma Rainha chamada Cassilda que deve escolher entre um de seus filhos para sucedê-la no trono do reino fictício de Ythill. Cassilda é avisada por seu conselheiro real, Naotalba, do surgimento da cidadela de Carcosa no centro do Lago Hali o que sinalizaria com a chegada de um novo monarca, o Rei Amarelo. Este Rei, envia então um estranho mensageiro corcunda com um ultimato para que Ythill se submeta a sua vontade.

A peça causa uma estranha reação no público que assiste a confusa estória sem compreender inteiramente o que se passa. Alguns dos presentes simplesmente se retiram no final do primeiro ato.

Os investigadores assistem ao ato final quando as emoções do público se tornam ainda mais intensas. A derradeira cena envolve um baile de máscaras em que o Mensageiro Corcunda anuncia a chegada do Rei Amarelo em pompa e circunstância. Ele surge no centro do palco envolto em fumaça e forte iluminação e toma seu lugar como senhor de Ythill. A música se torna cada vez mais selvagem e atinge o climax quando o brasão do Rei Amarelo é exibido no palco.

Algumas pessoas desmaiam, outras gritam. Os investigadores não ficam impassíveis diante da visão perturbadora que parece queimar em suas mentes, provocando um misto de horror e fascinação. O distúrbio se espalha pelo teatro em uma onda de selvageria que varre os assentos despertando pânico e correria. Pessoas são pisoteadas, brigas se iniciam, alguns fitam impassíveis, enquanto outros choram copiosamente.

Um homem age de forma ainda mais exaltada, ele corre na direção do palco e se pendura na cortina gritando como um insano: "Impostores! É mentira! O Rei virá! O Rei Amarelo virá trazendo uma nova era!" seus gritos atraem a atenção dos investigadores que reconhecem o homem como sendo o talentoso poeta Alexander Roby, um dos membros fundadores da Sociedade Prometeu. Eles não tinham notícia dele há anos.

A polícia chega logo em seguida, prendendo arruaceiros e apartando brigas. Roby é contido por dois policiais. Ele reconhece Howard e faz um débil pedido de ajuda antes de desmaiar. Os policiais questionam o escritor a respeito do homem sob custódia e quando são informados que se trata de Alexander Roby, um detetive comenta que ele é um fugitivo do Sanatório St Agnes.

Com a chegada da polícia, o teatro é esvaziado e algumas pessoas são presas por vandalismo e agressão. Roby é escoltado até a delegacia na Bow Street onde passa por um exame acompanhado pelo Dr. Sterne que imediatamente se interessa pelo estado mental do rapaz. Sterne consegue extrair algumas palavras sem sentido de Roby que fala a respeito do "retorno do Rei Amarelo" e de "estrelas que estão próximas de um alinhamento".

Os policiais avisam que Roby será transferido de volta ao Asilo st Agnes em Weobley onde ficará sob os cuidados do conceituado Dr. Charles Highsmith. Perturbados com os eventos da noite de estréia os investigadores voltam às suas casas.

Nenhum comentário: