terça-feira, 23 de setembro de 2008

Visita ao Asilo St. Agnes em Weobley

Capítulo 1 - THE MADMAN
Londres, 19 de Novembro 1928



Os investigadores partem domingo pela manhã de trem com destino a Weobley. Na estação de trens um veículo dirigido por um enfermeiro de nome Evans os espera para levá-los até o asilo.

O Asilo St. Agnes é bem diferente do que se espera de uma instituição para doentes mentais nos anos 20. Não há muros, grades nas janelas ou segurança rígida. Os internos são bem tratados, passando por tratamentos alternativos que restringem o emprego dos temidos choques elétricos e drogas comportamentais. A equipe é bem treinada, tudo é imaculadamente limpo e os internos tratados com respeito. Não por acaso, o asilo é uma referência de tratamento e seu diretor recebe elogios da comunidade médica.


Evans conduz o grupo até o escritório do Dr. Charles Highsmith que os recebe gentilmente. Na entrevista com o médico, o grupo descobre as seguintes informações relevantes:
- Alexander Roby foi internado no St. Agnes em Dezembro de 1926. Os documentos de internação foram assinados pelo seu único parente e responsável, o Sr. Grahan Roby. O médico da família, Dr. Lionel Trollope supervisionou a internação.
- Os exames realizados demonstram que Roby sofre de Astrofobia e terrores noturnos. Ele também é acometido de alucinações. Ele vem sendo tratado com láudano e sessões de hipnose. Seu quadro de ansiedade também é preocupante. Highsmith não descarta a possibilidade de esquizofrenia. Durante as sessões Roby disse que em seus sonhos é transportado para uma cidade chamada Carcosa habitada por uma entidade superior, o Rei Amarelo. Lá ele recebe visões sobre o retorno dessa figura mítica.

- As crises de Roby são mais intensas entre os meses de Outubro e Dezembro, quando ele precisa muitas vezes ser sedado. O médico afirma no entanto que ele não é violento. Highsmith se interessa muito por essa peculiaridade que ele batizou de "Mania Sazonal". O médico não crê na hipótese de Roby estar envolvido na morte do pai e irmã. Ele, no entanto, guarda um enorme sentimento de culpa pelo ocorrido.

- A fuga de Roby aconteceu no começo da noite aproveitando um descuido de Evans. Roby anteriormente havia pedido permissão para assistir uma peça teatral da qual soube pelo jornal. Ele roubou o sobretudo de um enfermeiro e escapou pelo jardim. Para chegar a Londres pegou carona.

- O Dr. Sterne pede ao Dr. Highsmith para verificar o quarto de Alexander que está temporariamente isolado. No quarto encontra vários livros d epoesia, alguns papéis e anotações mas nada de muito interesse. O interno que ocupa o quarto ao lado de Roby é um senhor chamado Lucius Harriwell. Ele fala a respeito dos sonhos de Roby e comenta que ele fala "coisas malucas" enquanto dorme. Deixado de lado, Harriwell volta para seu quarto.

Nenhum comentário: