terça-feira, 23 de setembro de 2008

Entrevista com Alexander Roby

.
Weobley (Londres) 19 de Novembro 1928
Alexander Roby ocupa um dos quartos da ala de observação do St. Agnes.

Assim que Evans anuncia que Roby tem vista, ele se volta para a porta perguntando por "Delia", e se mostra desanimado ao constatar que a visita não é quem ele esperava. Ao ser perguntado a respeito, ele diz que não quer falar a respeito de "Delia", nem mesmo dizer quem é ela.
Fica claro que Alexander Roby não está no controle de suas faculdades mentais. Ele é pouco coerente em seus pensamentos e é difícil seguir sua linha de raciocínio.
Os investigadores obtém as seguintes informações:
- Roby alega ter sonhos desde criança. Nestes sonhos ele é transportado para a cidadela de Carcosa em Aldebaram. Lá habita Kaiwan, o Rei Amarelo, uma entidade semi-divina que está prestes a retornar a Terra para dar início a uma Era de Iluminação e mudanças no mundo.
- Alex afirma que o retorno do Rei Amarelo trará grandes mudanças na Terra. Através dele o homem conseguirá atingir todo o seu potencial. Ele diz que não se trata de algo religioso, mas de uma mudança na maneira de entender o papel do homem no universo.
- Alexander confessa que no início tinha muito medo de suas visões. Ele só começou a entender o significado desses sonhos graças a ajuda de um homem chamado Edwards. Um estudioso do mito do Rei Amarelo que lhe abriu os olhos para o propósito de seus sonhos: "preparar o mundo para a vinda do Rei".
- Alexander não sabe precisar quando o Rei virá, mas ele sabe que o alinhamento está cada vez mais próximo. "Edwards e os outros" tentam precisar a data há anos, mas finalmente ela parece estar próxima. "Os sinais em breve poderão ser sentidos, agora algumas pessoas já sentem a presença dele. Artistas, profetas e visionários já sentem que a Nova Era está chegando".
- Malcolm Quarrie, um associado de Edwards, teria se desentendido com o estudioso quanto a certos aspectos do retorno de Kaiwan. O desentendimento, segundo Roby, dividiu o grupo, Quarrie teria se afastado para seguir suas próprias convicções. Alexander acredita que Edwards é um homem de visão e está certo. Ele admira Quarrie mas não compartilha de suas idéias.
- Alexander explica que o símbolo amarelo, apresentado na peça de teatro é o brasão do Rei de Carcosa. Ele ficou furioso ao ver o símbolo exposto daquela maneira: "Nem todos estão preparados para ter a visão!"
- Ele critica a peça dizendo ser ela uma fraude: "A vinda do Rei não dará início a uma Era de Terror, mas de maravilhas... um despertar!" ele diz. Mesmo assim, ele pede desculpas por ter agido da forma que agiu e afirma que esse comportamento não irá se repetir.
- Roby pede que os investigadores conversem com o Dr. Highsmith e com o Dr. Lionel Trollope, e intercedam para que ele seja liberado em breve. Ele afirma que Edwards está concluindo os preparativos e que os dois precisam conversar antes da chegada.
Preocupados com a sanidade de seu amigo, os investigadores deixam o asilo para retornar a Londres.

Visita ao Asilo St. Agnes em Weobley

Capítulo 1 - THE MADMAN
Londres, 19 de Novembro 1928



Os investigadores partem domingo pela manhã de trem com destino a Weobley. Na estação de trens um veículo dirigido por um enfermeiro de nome Evans os espera para levá-los até o asilo.

O Asilo St. Agnes é bem diferente do que se espera de uma instituição para doentes mentais nos anos 20. Não há muros, grades nas janelas ou segurança rígida. Os internos são bem tratados, passando por tratamentos alternativos que restringem o emprego dos temidos choques elétricos e drogas comportamentais. A equipe é bem treinada, tudo é imaculadamente limpo e os internos tratados com respeito. Não por acaso, o asilo é uma referência de tratamento e seu diretor recebe elogios da comunidade médica.


Evans conduz o grupo até o escritório do Dr. Charles Highsmith que os recebe gentilmente. Na entrevista com o médico, o grupo descobre as seguintes informações relevantes:
- Alexander Roby foi internado no St. Agnes em Dezembro de 1926. Os documentos de internação foram assinados pelo seu único parente e responsável, o Sr. Grahan Roby. O médico da família, Dr. Lionel Trollope supervisionou a internação.
- Os exames realizados demonstram que Roby sofre de Astrofobia e terrores noturnos. Ele também é acometido de alucinações. Ele vem sendo tratado com láudano e sessões de hipnose. Seu quadro de ansiedade também é preocupante. Highsmith não descarta a possibilidade de esquizofrenia. Durante as sessões Roby disse que em seus sonhos é transportado para uma cidade chamada Carcosa habitada por uma entidade superior, o Rei Amarelo. Lá ele recebe visões sobre o retorno dessa figura mítica.

- As crises de Roby são mais intensas entre os meses de Outubro e Dezembro, quando ele precisa muitas vezes ser sedado. O médico afirma no entanto que ele não é violento. Highsmith se interessa muito por essa peculiaridade que ele batizou de "Mania Sazonal". O médico não crê na hipótese de Roby estar envolvido na morte do pai e irmã. Ele, no entanto, guarda um enorme sentimento de culpa pelo ocorrido.

- A fuga de Roby aconteceu no começo da noite aproveitando um descuido de Evans. Roby anteriormente havia pedido permissão para assistir uma peça teatral da qual soube pelo jornal. Ele roubou o sobretudo de um enfermeiro e escapou pelo jardim. Para chegar a Londres pegou carona.

- O Dr. Sterne pede ao Dr. Highsmith para verificar o quarto de Alexander que está temporariamente isolado. No quarto encontra vários livros d epoesia, alguns papéis e anotações mas nada de muito interesse. O interno que ocupa o quarto ao lado de Roby é um senhor chamado Lucius Harriwell. Ele fala a respeito dos sonhos de Roby e comenta que ele fala "coisas malucas" enquanto dorme. Deixado de lado, Harriwell volta para seu quarto.

Notícias e Recepção


Londres, 18 de Novembro 1928

Como esperado, os jornais trazem matérias sobre os acontecimentos no Scalla durante a première da peça "A Rainha e o Estranho".

O caderno de entretenimento do London Times trás uma crítica devastadora sobre a peça. Em linhas gerais, o crítico aconselha Talbot Estus a procurar outra ocupação pois dramaturgia não é seu forte. Os comentários no Daily Times também são contundentes, a peça é comparada a um "trágico acidente ferroviário cuja vítima é o público".

Os jornais destacam também o distúrbio ocorrido no teatro e atribuem a confusão a fumaça utilizada nos efeitos cenográficos. A fumaça teria causado a impressão de que o teatro estava em chamas o que despertou o pânico na multidão. O jornal afirma que algumas pessoas foram presas e que outras tiveram ferimentos leves. Nenhum jornal menciona a prisão de Alexander Roby. A jornalista Lydia Barker que escreveu uma matéria incluíndo o nome de Roby se surpreende ao descobrir que o parágrafo em que ele era citado simplesmente foi censurado.

O Dr. Sterne telefona para o sanatório St Agnes e conversa brevemente com o Dr Highsmith que convida ele e os amigos de Roby para fazer uma visita na manhã seguinte. sterne entra em contato com os outros e combina uma viagem até Weobley amanhã cedo.
Soirè no Hotel Bloominton

Apesar dos acontecimentos na noite de estréia, a recepção ocorre com um pequeno número de constrangidos convidados. O elenco da peça comparece ao salão de festas em um clima pouco festivo.

Howard, O´Malley, Murdoch e Morrison conversam brevemente com a atriz principal da peça, a Sra Hannah Keith que se diz indignada com os acontecimentos. Ela comenta que desde o princípio tinha um mal pressentimento sobre essa peça por ela ser bizarra. Ela diz que chegou a ter pesadelos sobre a peça e seu contúdo mórbido.

Durante a recepção corre o rumor de que a peça será cancelada e que Estus está enfrentando a ira de seus patrocinadores. Ele discute com o dono do Scalla furioso com a desordem. Fica claro que futuras apresentações não irão acontecer.

Os investigadores conseguem conversar com Estus a respeito da peça. Ele garante que não esperava aquela reação do público e que não entende o que aconteceu. "Obras de arte devem causar uma reação nas pessoas, mas eu não imaginava que haveria violência." diz ele.

Estus confidencia que "A Rainha e o Estranho" é uma adaptação de uma peça francesa escrita por Gaston Castaigne, um obscuro dramaturgo do século XVIII. A montagem chegou a ser encenada em Paris, até ser proibida pelo próprio Napoleão III que a considerou imprópria. O texto original foi inspirado pelo livro "Le Rois en Jeune" ou "O Rei Amarelo", uma obra que Estus adquiriu em um leilão na América. Ainda a respeito da peça, ele afirma ter escrito o texto a partir de sonhos recorrentes e que a considera uma obra prima que ainda será recohecida como tal.

O que vocês sabem sobre Alexander Roby

.
ALEXANDER ROBY

Alexander Roby nasceu em londres em 1898, em uma tradicional e próspera família da alta sociedade inglesa. Seu pai, Herbert era secretário do Ministério das Relações Exteriores e em virtude de seu trabalho a família morou em vários países entre os quais Holanda, Itália, Grécia e por um curto período de tempo no oriente. Roby estudou nos melhores colégios e decidiu seguir a carreira nas artes influenciado por sua mãe, Lady Eleanor Roby, uma conhecida patronesse das artes. Alexander tentou a pintura e a escultura, mas encontrou sua verdadeira vocação na poesia. Seu estilo clássico e melancólico valeu-lhe a alcunha de "Novo Byron" e seus trabalhos foram publicados com regularidade na sessão de poesia e arte o London Times. Admirado nos círculos literários e elogiado nas rodas de artistas, Alexander logo se converteu em um habitué em festas e vernissages.

Em 1923, passou a frequentar a Sociedade de Prometeus, apresentado por George Bernard Shaw. Lá vocês o conheceram. Ele compareceu a diversas reuniões e saraus e sem aparente motivo se desligou da sociedade em meados de 1925.

Vocês se recordam dele como sendo uma pessoa inteligente, agradável e refinada, dado a tiradas sarcásticas e dono de um senso de humor ácido. Tido como um verdadeiro dândi, Alex como é chamado pels amigos era cobiçado pelas moças da alta sociedade como um bom partido. Ele fala vários idiomas, é culto, rico e se formou pela conceituada Escola Preparatória de Eaton.

Buscando informações sobre Roby e sua família, Lydia Barker encontra a seguinte notícia no arquivo do jornal:

ASSASSINATO EM MANSAO DE MAYFAIR

Um duplo assassinato foi cometido na noite passada na mansão de propriedade do Sr. Herbert Roby, no número 4 da Curzon Street, Mayfair. A polícia foi chamada à casa aproximadamente às 22:45 pelos empregados que haviam acabado de encontrar os corpos de dois membros da família: o Sr. Herbert Roby e sua filha a srta. Georgina Roby. A polícia informou que o crime parece ter sido obra de ladrões apanhados em flagrante pelo dono da casa e sua filha. Ainda assim, um membro da família foi detido para prestar depoimento. O Sr. Roby de 64 anos , era aposentado da Secretaria do Ministério do Exterior e pai do conhecido banqueiro Grahan Roby que estava fora da cidade à negócios na ocasião. As autoridades continuam em busca dos culpados por esse terrível crime.

O jornal é de 15 de Outubro - 1925

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Avant Première

.
Londres, 17 de Novembro de 1928

Alguns investigadores fazem parte de um seleto clube chamado "Sociedade de Prometeu", um grupo de damas e cavalheiros estusiastas das artes e comprometidos com a realização e divulgação de eventos culturais em Londres. O nome da sociedade remete a lenda grega de Prometeu, o mortal que roubou o fogo dos deuses e o trouxe à humanidade. Assim como ele, a sociedade se destina a buscar através da arte a chama do conhecimento e da civilização.

Dois membros da Sociedade, o ator William Murdoch e o músico Patrick O´Malley são conidados para participar de uma montagem teatral da Companhia dos Novos Atores. O grupo é comandado pelo controverso diretor americano Talbot Estus. Sua mais nova peça entitulada "A Rainha e o Estranho" terá sua noite de estréia no Scala Theater em Charlote Street. Murdoch fará um pequeno papel, enquanto O´Malley substitui o pianista originalmente escalado para trabalhar com a orquestra.

A peça, envolta em mistério, é anunciada como "uma fantasia gótica em dois atos", baseada em um texto original francês.

Murdoch convida seus amigos da Sociedade Prometheu, entre os quais o escritor Ralph Audrey Howard, o ilusionista Alan Morrison e o poeta Noah Linner para a apresentação. Ele também chama seu psicólogo e confidente o Dr. Lawrence Sterne. Patrick estende convite ao seu amigo, o diletante indiano Arjura Singh Prajarayaran. A colunista do Daily London, Lydia Barker, também recebe um convite enviado por Murdoch. Os convites também se aplicam a soirè no Hotel Bloominton que ocorrerá após a peça. Na noite de abertura, um bom público comparece ao Scalla. Os convidados da Sociedade Prometheu ocupam a primeira fila, bem próximo do palco.

Pontualmente às 21 horas, as cortinas se abrem após uma bizarra overture tocada pela orquestra. Uma estranha peça começa então a ser encenada.

A história é sobre o dilema de uma Rainha chamada Cassilda que deve escolher entre um de seus filhos para sucedê-la no trono do reino fictício de Ythill. Cassilda é avisada por seu conselheiro real, Naotalba, do surgimento da cidadela de Carcosa no centro do Lago Hali o que sinalizaria com a chegada de um novo monarca, o Rei Amarelo. Este Rei, envia então um estranho mensageiro corcunda com um ultimato para que Ythill se submeta a sua vontade.

A peça causa uma estranha reação no público que assiste a confusa estória sem compreender inteiramente o que se passa. Alguns dos presentes simplesmente se retiram no final do primeiro ato.

Os investigadores assistem ao ato final quando as emoções do público se tornam ainda mais intensas. A derradeira cena envolve um baile de máscaras em que o Mensageiro Corcunda anuncia a chegada do Rei Amarelo em pompa e circunstância. Ele surge no centro do palco envolto em fumaça e forte iluminação e toma seu lugar como senhor de Ythill. A música se torna cada vez mais selvagem e atinge o climax quando o brasão do Rei Amarelo é exibido no palco.

Algumas pessoas desmaiam, outras gritam. Os investigadores não ficam impassíveis diante da visão perturbadora que parece queimar em suas mentes, provocando um misto de horror e fascinação. O distúrbio se espalha pelo teatro em uma onda de selvageria que varre os assentos despertando pânico e correria. Pessoas são pisoteadas, brigas se iniciam, alguns fitam impassíveis, enquanto outros choram copiosamente.

Um homem age de forma ainda mais exaltada, ele corre na direção do palco e se pendura na cortina gritando como um insano: "Impostores! É mentira! O Rei virá! O Rei Amarelo virá trazendo uma nova era!" seus gritos atraem a atenção dos investigadores que reconhecem o homem como sendo o talentoso poeta Alexander Roby, um dos membros fundadores da Sociedade Prometeu. Eles não tinham notícia dele há anos.

A polícia chega logo em seguida, prendendo arruaceiros e apartando brigas. Roby é contido por dois policiais. Ele reconhece Howard e faz um débil pedido de ajuda antes de desmaiar. Os policiais questionam o escritor a respeito do homem sob custódia e quando são informados que se trata de Alexander Roby, um detetive comenta que ele é um fugitivo do Sanatório St Agnes.

Com a chegada da polícia, o teatro é esvaziado e algumas pessoas são presas por vandalismo e agressão. Roby é escoltado até a delegacia na Bow Street onde passa por um exame acompanhado pelo Dr. Sterne que imediatamente se interessa pelo estado mental do rapaz. Sterne consegue extrair algumas palavras sem sentido de Roby que fala a respeito do "retorno do Rei Amarelo" e de "estrelas que estão próximas de um alinhamento".

Os policiais avisam que Roby será transferido de volta ao Asilo st Agnes em Weobley onde ficará sob os cuidados do conceituado Dr. Charles Highsmith. Perturbados com os eventos da noite de estréia os investigadores voltam às suas casas.

sábado, 6 de setembro de 2008

Prólogo - Opening Night

O Início

Grandes coisas, dizem, tem começos discretos.

Quem poderia supor que eventos tão marcantes teriam início com a inocente estréia de uma peça teatral no West End londrino. http://www.arthurlloyd.co.uk/Scala.htm

A peça "A Rainha e o Estranho", adaptada pelo dramaturgo norte-americano Talbot Estus fará sua avant-première amanhã. Os investigadores estão convidados.